Muito mais perguntas do que respostas

Título: Correr ou Morrer (original Maze Runner)
Primeiro livro da série Maze Runner
Autor(a): James Dashner
Narrador(a):Mark Deakins
Editora: Vergara&Riba
Páginas/Tempo: 426pg / 10h e 50min














           Sinópse:
  Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam 'A Clareira', um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr... correr muito.

Na bienal de 2014 essa série teve um grande buzz. Pessoal falando, comprando, se emocionando, indo a falência, tudo pra conseguir a nova série que prometia ser a nova febre no Brasil. Ainda mais que o trailer do filme estava em modo viral no youtube.
Uma amiga já havia falado dessa série pra mim a alguns anos, sim o livro nos EUA lançou bem antes e só agora aparece como lançamento aqui. Mas o que me fez largar a preguiça e pular ele de lugar na minha lista de livros para ler foi o trailer. Sim, eu sou uma dessas que vê o trailer e sai correndo pra ler o livro. Editora, produtora e todo mundo da indústria cinematográfica e literária contam com pessoas como eu para alavancar as vendas dessa série e vender muitos ingressos na estréia do filme. O que eu digo sobre essa “arapuca” que espera ganhar milhões as custas de pobres inocentes leitores como nós? 

Bom, eu digo “Boa jogada.” Porque com certeza me fisgou.


Eu li esse livro à mais de um ano, cheia de sede para descobrir qual era o segredo desse livro. Vários eu descobri e, como toda série, muitos mais ficaram sem resposta.
A história é basicamente simples e, para quem viu o trailer, não é nenhuma novidade.  Um garoto aparece do nada em um lugar que ele não tem idéia de onde é e encontra um bando de garotos que ele não tem idéia de quem são ou de onde vieram. A parte boa é que eles também não sabem. Ninguém lembra quem é, de onde veio, onde estão, quem venceu o último Big Brother, de quantos gols o Brasil perdeu pra Alemanha, muito menos o que diabos estão fazendo ali. A única coisa que lembram é o nome e só o primeiro nome, nada de sobrenome.



O que eles aprendem ali são coisas básicas:
  • Nunca fique no labirinto após anoitecer;
  • Somente os maze runners (corredores de labirinto) podem entrar no labirinto;
  • Obedeçam as regras;
  • Tente se manter vivo.


Vou tentar falar o máximo sobre esse livro sem estragar as surpresas para ninguém, porque ninguém merece ler uma resenha que se torna resumo do livro e quando você le o livro quer matar a pessoa que fez a resenha. Eu quero viver, gente, por favor não me matem antes de eu conhecer o Steven Tyler. Depois disso já poderei morrer realizada. ;)

Então, esse livro é escrito a partir do ponto de vista do Thomas. Isso significa que sabemos tanto quanto ele, ou seja, só sabemos o nome dele. Lembram do seriado LOST? Pois é, a sensação é muito parecida. Não me levem a mal, eu gosto muito de suspense, aquele papo todo de desvendar os segredos aos poucos e tals, mas quando começam a falar coisas aleatórias e nomes inventados que ninguém além do autor conhece eu fico meio...irritadinha.


A parte boa é que depois de tirarem um sarro com a nossa cara (cara do Thomas) eles explicam mais ou menos o que querem dizer.

O que é legal nesse livro é o fato de sempre te deixar questionando, tentando entender e bolar teorias para o que é tudo aquilo. Thomas é o que mais questiona as coisas que a maioria dos garotos da ilha ou sei lá o que é aquilo, olham e dizem : Bitch, please. Isso não da certo. A gente já tentou.
Thomas é diferente e sente que é diferente dos outros. Desde o primeiro dia ele sentiu algo quando falaram sobre os maze runners (corredores de labirinto) e queria ser um deles mesmo sem saber o que era.
Eu não costumo explicar coisas que serão explicadas no livro, mas como tem tanto mistério nessa história, acho que esse não vai fazer mal.

  • Maze Runner (corredores de labirinto) : é um grupo de garotos (dãh) composto somente com os mais rápidos, fortes e espertos. Eles correm no labirinto (dãh, já está no nome, mas eu coloquei pra não ter dúvida) e mapeiam ele tentando encontrar a saída e descobrir o que existe do outro lado.


Tem mais coisas, mas esse é o básico e é só o que vou revelar aqui para não estragar a história.
Aí você que está lendo essa resenha vai pensar:
“Oh, mas se essa é a história então vai ser chato porque nada muda e eu prefiro ir ler o 50 tons que também virou filme.”


Eu digo: “Não peguem no chicote ainda, deixem o sorvete de baunilha no freezer!”

A chegada de Thom é um marco, tudo está prestes a mudar e muda. Embora o início ser um pouco lento, ele aumenta a velocidade e então é literalmente uma corrida pela sobrevivência.
Sabe aquele friozinho na barriga que sentimos quando estamos prestes a abrir uma caixa da Saraiva com o livro que encomendamos e esperamos séculos (5 dias úteis) para chegar? Pois bem, é essa sensação que o autor nos dá e quando chega no fim, cara, não vou contar mesmo. Ah, acharam que ia falar do final? Sério, não gosto de spoiler. Mas posso dizer que vale a pena ler.

Só uma ressalva, esse livro é uma série então não espere muitas explicações porque você ficará seriamente frustrado. Se sua intenção é ler o primeiro por causa do filme e só depois pensar se vai ler o segundo pode ser também frustrante porque vai querer ler imediatamente e não vai conseguir. Minha dica é: leia amostras do livro, algumas páginas que o traficante da editora disponibiliza para nos viciar testarmos e veja como se sente com o livro. Se gostar vale a pena comprar a serie toda.
Estou lendo o segundo agora e logo trago pra vocês o que achei sobre ele. O que posso dizer do que já li é: carambola!

Para os que não viram o trailer ainda aqui está ele:



Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar 💟