Julgando um livro pela capa e não pela sinopse cliché

Nós leitores do mundo estamos tendo esse sentimento de que cliché é algo ruim, algo a ser evitado, uma palavra que deve ser dita seguida de rolar de olhos e caretas diversas. 


Nem toda verdade é absoluta e como toda regra tem sua exceção, provavelmente muitos acham que cliché é uma coisa muito boa.


Vamos começar com o básico, o que significa a palavra cliché. =>
Clichê (Fonte Google)substantivo masculino   1.gráf placa de metal, ger. zinco, gravada fotomecanicamente em relevo, obtida por meio de estereotipia, galvanotipia ou fotogravura, destinada à impressão de imagens e textos em prensa tipográfica.   2.p.ext. gráf o texto ou a imagem impressos por esse processo.   3.estl frase freq. rebuscada que se banaliza por ser muito repetida; lugar-comum, chavão.   4.fot imagem fotográfica negativa.   5.jor cada uma das tiragens sucessivamente atualizadas de uma edição de jornal."a notícia da demissão do ministro saiu no segundo c."   Origem ETIM fr. cliché 'chapa obtida pelo processo de estereotipia'

 Resumidamente, algo repetido exatamente da mesma forma várias e várias e várias vezes.
Exemplo disso :
  •  Triangulo amoroso
  •  Menina feia encontra cara lindo
  •  Uma coisa acontece e tudo muda
  • Encontra o amor e tudo muda, etc...

 Estamos em 2017, milhões de livros publicados, e ainda assim queremos uma sinopse com uma história que nunca vimos antes. Porque a gente é assim mesmo, exigentes e querendo o impossível. 
Eu não gosto muito de ler a sinopse antes de ler um livro. 99% das vezes eu analiso a capa e o título e baseio minha escolha nesses dois. Aí você está pensando “Mas não se deve julgar um livro pela capa.” Eu digo que se deve julgar um livro pela capa sim senhor. A capa faz parte da história. É a primeira coisa que vemos e é uma forma do autor transferir parte da história com imagens.
Eu não digo julgar se é bonito ou feio, eu digo julgar sobre o que a capa diz, o que a capa fala pra você.
Exemplos de livros que as capas e títulos são intrinsecamente ligados à história do livro e são perfeitas com cada detalhe contando coisas que vão fazer sua cabeça rodar:


A trama não precisa ser das mais inovadoras para uma história ser maravilhosa e marcadora de vidas, o autor sim.
Exemplo de trama cliché :
O personagem era alguém normal, vivendo sua vida normalmente quando uma tragédia em sua vida faz ele enfrentar coisas que jamais pensou que enfrentaria. Ele passa por um crescimento pessoal e acaba virando a esperança para centenas de pessoas.
Eu aposto que devem ter pensado em pelo menos três livros e filmes que tem exatamente essa trama. 


Isso significa que todos são iguais? Não, um é bem diferente do outro porque um autor é bem diferente do outro. 
Se clichés são clichés é porque funcionam, são interessantes e as pessoas gostam deles, mas o que torna esses clichés chatos é o fato de que em alguns casos o autor toma sempre a mesma saída, sempre as escolhas previsíveis e acaba cansando.


O que eu quero dizer com todo esse blablabla sobre cliché? Que nem todo cliché é ruim. Em parte é sim um cliché bem preguiçoso que não vai adicionar nada, mas outro lado é nossa mente lendo a sinopse e criando a própria história sem nem dar uma chance só porque viu um cliché e fez aquele famoso pré julgamento. Eu sou assim. Se eu leio em voz alta a sinopse até minha voz muda pra um tom debochado. É um defeito meu. Por isso prefiro não ler sinopse e deixar o autor me dizer que o livro é mais do que um ponto cliché. Deixar a escrita dele defender o seu ponto de vista e tentar me convencer de que a história é boa.
Um professor meu uma vez disse que literatura é algo que quando é resumida se descaracteriza e perde a essência. Então quando se tem uma sinopse tentando resumir o que um livro é, na maioria dos casos vai descaracterizar a história e muitas vezes dar spoiler desnecessário que vai estragar ou diminuir a experiência da leitura.
Então, eu olho a capa, tento imaginar sobre o que é a história, sobre o que a capa esconde e como ela complementa o nome. Se ela me deixar curiosa o bastante para querer ler, com certeza eu vou ler. Se a história é boa ou não aí já é outro assunto e fica sob responsabilidade o autor, mas o primeiro passo ele deu com o nome intrigante e a capa sedutora.
Resumindo, sinopses são trailers fabricados para dizer o que os leitores querem ler e muitas vezes não condizem com o que está escrito no livro. Destacam os clichés e isso pode dar aquela cansada na mente e fazer a gente ficar comparando com outros livros que tem a mesma base. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada por comentar 💟