O beijo engana, mas essa capa maravilhosa só fala verdades

Título: The Kiss of Deception 
Primeiro livro da série Crônicas de Amor e Ódio
Autor(a): Mary E. Pearson
Editora: DarkSide; Edição: 1ª (12 de maio de 2016)
Páginas: 384pg 
Idioma: Português
ISBN-10: 8566636864
ISBN-13: 978-8566636864
Dimensões do produto: 23,4 x 16,2 x 3,2 cm
Formato: Capa dura
Peso do produto: 699 g








 Sinopse:

Ela é a princesa Lia, dezessete anos, Primeira Filha da Casa de Morrighan e, como diz a tradição, ela deverá casar com o herdeiro do reino vizinho, Gaudrel, para garantir uma aliança.
Mas esses não são os planos de Lia. Ela foge com sua melhor amiga a caminho de uma nova vida, uma que ela mesma escolheu. Entretanto sua ausência é tomada como uma afronta e o príncipe decide ir atrás dela.
Em um outro lugar, um grupo de assassinos recebe a notícia da fuga da princesa e vê a oportunidade para acabar com a possível aliança mandando um assassino atrás de Lia. Agora com um príncipe e um assassino a sua procura, Lia corre um grande risco. Uma rede de mentiras e falsidade está prestes a ser tecida e Lia precisará ter muito cuidado ao escolher em quem confiar.

Razões para ler esse livro: 

  • Se você gostou da capa desse livro. 
  • Se você gosta de ler fantasia.
  • Se você gosta de um bom mistério.
  • Se você não se importa que as informações sejam dadas aos poucos.
  • Se você gosta de personagens fortes. 



Primeiramente, vamos reservar um momento para apreciar essa capa destruidora, maravilhosa, espetacular porque ela merece.


Okay, agora vamos ao que eu achei desse livro.

A Trama - Uma princesa que precisa casar com um príncipe do reino vizinho para evitar uma guerra e salvar seu reino. Acho que a gente já viu isso antes, certo? E então ela decide fugir antes do casamento. Quem já não viu isso também, não é verdade? Então o príncipe tem a missão de ir atrás dela e não voltará sem ter ela nos braços, é uma questão de honra. Isso é o mínimo que a gente espera de uma história onde a princesa foge antes do casamento, então, não é nada novo. Mas, espere, temos uma reviravolta. Além do príncipe, temos um assassino contratado pra acabar com a princesa e .... é, acho que isso já fizeram também. A moral é que existe milhares de livros com tramas parecidas com essa, essa é a realidade em um mundo onde não da pra inventar a roda de novo, especialmente se você já leu muitos livros e já conhece a maioria das tramas que os autores escolhem. 


Às vezes conseguimos prever o final no meio do livro, e isso, embora dê aquela sensação de “ahhhhhh eu acertei” não conta muitos pontos pro autor. Entretanto, mesmo não sendo uma trama muito original, ela tem um propósito que é dar a partida, iniciar Lia (a princesa mencionada anteriormente) em sua jornada e, embora o livro tenha outras histórias, ela é o centro e nisso a trama conseguiu, se não reinventar a roda, pelo menos nos faz ver de um ângulo diferente essa mesma roda e isso sempre é muito bom. 



Os Personagens - Isso é uma trilogia, então não esperem que logo de cara os personagens se mostrem tudo o que são. Encare como uma introdução a esse mundo que, a autora sabiamente não diz se é passado ou futuro então deixa bem aberto a interpretações. A atenção é focada mais no triangulo principal e, caso esteja se perguntando, sim, tem um leve triangulo amoroso. 


Se você não curte, sem problema porque é uma forma que a autora encontrou de mostrar mais de cada um dos personagens e não é muito meloso. Um detalhe que provavelmente todo o universo já sabe sobre esse livro é que durante a história não se sabe quem é o assassino e quem é o príncipe.


Serei justa, a autora não foi honesta porque usou informações que constam no início do livro pra enganar a gente. Mesmo assim, é um fato legal sobre a história. Além desses três personagens principais, temos também a mãe dela, melhor amiga e outros personagens que são bem desenhados e faz você ter uma opinião. Fujam dos personagens que não fazem vocês sentirem nada, eles não merecem a tinta com a qual foram escritos. Odiando ou amando, pelo menos fazem vocês terem uma opinião.



A Escrita - Pra mim, particularmente, um livro pode ter a trama mais idiota, mais doida, mais cliché do universo, mas se a escrita é fantástica, isso não importa porque o livro será fantástico. O que, para a minha sorte, é um ponto muito forte e maravilhoso nesse livro. Amo 💗 😍


Ela usa jogos de palavra, muda a forma de narrativa conforme o narrador e, como dizia minha avó, não dá ponto sem nó. Quando estamos na narrativa da princesa, a gente sabe como ela se sente, o que ela pensa, e isso é uma verdade para cada um dos personagens e isso é um ponto essencial pra mim, pois eu preciso saber qual a motivação do personagem em fazer o que ele faz. Sem isso vira só uma narrativa de ações e eu perco o interesse porque me lembra aqueles livros didáticos sem emoção da escola e acabo não me importando pela história e nada nela.


Considerações - Como primeiro livro eu tenho que dizer que é um pouco lento, principalmente quando começa com o triangulo e pode deixar um pouco difícil a leitura se você não gosta muito de romance. Uma das coisas que me deixou encantada foi a entrada de cada capitulo com pedaços dos livros antigos de Morrighan, Venda e Gaudrel que são pedaços da história muito importantes porque é como estar no passado e presente. Cada capítulo vi dando um pedacinho do quebra cabeça, mistério, magia, jogo de intrigas e com romance ou não, a história ainda se sustentaria. Isso é um ponto muito importante porque existe algo maior do que só o romance adolescente. Não me julguem, mas isso foi um ponto que fez a diferença pra mim. O livro tem camadas e mesmo retirando os pontos mais óbvios da história ainda existe uma história a ser contada. Tem ação, tem uma protagonista que não é simplesmente indefesa e as pessoas possuem um objetivo e não estão ali só por estar.



Se você gosta de fantasia, de uma narrativa mais pessoal, de uma história que mantém o equilíbrio entre romance e ação e que gosta de um quebra cabeça para resolver enquanto lê, então meu amor, se joga que esse livro é pra você.









4 comentários

  1. Agora Cerejinha! Eu fiquei super ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai se arrepender. O caminho do guerreiro ta todo nessa série. Muitas coisas lindas.

      Excluir
  2. Fujam dos personagens que não fazem vocês sentirem nada, eles não merecem a tinta na qual foram escritos. Odiando ou amando, pelo menos fazem vocês terem uma opinião. 🤔🤔🤔🤔 Eu vi o que você fez aí kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michelly, é muita verdade verdadeiro isso kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Obrigada por comentar 💟